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Linha 2
Literatura, Cultura e Sociedade

Professora Adriana Carvalho Lopes

Prof. Dr. Carlos Eduardo de Barros Moreira Pires

Projeto

Projeto: 2017 – Atual
BIENAIS DE SÃO PAULO: poder, arte e gênero
Descrição: O projeto coordenado pela profa Ana Paula C. Simioni integra alunos e pós-doutorandos vinculados ao grupo de estudos de ?Arte e Poder no Brasil?, sediado no Instituto de Estudos Brasileiros da USP. Trata-se de uma parte de um projeto maior, vinculado ao ARTLAS/LABEX (École Normale Superièure- rue d´Ulm), coordenado por Béatrice Joyeux-Prunel, que tenciona realizar uma pesquisa comparativa entre diversas Bienais, tais como Veneza, São Paulo, Paris, entre outras. O grupo brasileiro se dedica a analisar tais eventos a partir de perspectivas e metodologias históricas e sociológicas, nesse sentido, trata-se de estudar os catálogos promovidos pelas Bienais entre 1951 e 1969 (na primeira fase do projeto), indexando-os à base digital do projeto BASART e debruçando-se sobre eles enquanto fontes analíticas relevantes para o estudo de temas como: 1-A Bienal de São Paulo em contextos sócio-políticos; 2- as Bienais e o problema das representações nacionais; 3- Bienais e consagração das mulheres artistas na segunda metade do século XX; 4- Gêneros e modalidades artísticas e graus de prestígio, 5- A Bienal e a internacionalização da arte no Brasil; 6- Bienais e o lugar das relações centro x periferia, entre outros temas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Professora Adriana Carvalho Lopes

Profª. Drª. Danielle dos Santos Corpas

Professora Adriana Carvalho Lopes

Profª. Drª. Eleonora Ziller Camenietzki

Professora Adriana Carvalho Lopes

Profª. Drª. Priscila Matsunaga

Professora Adriana Carvalho Lopes

Prof. Dr. Ronaldo Pereira Lima Lins

Professora Adriana Carvalho Lopes

Prof. Dr. Thiago Rhys Bezerra Cass

Projeto

Projeto: 2020 – Atual
Estruturas da União: national tales na Grã-Bretanha e no Brasil
Descrição: É notório que os paradigmas narrativos do romance britânico informaram a nascente ficção novelística brasileira. Gêneros que originalmente ofereciam uma solução narrativa para as tensões que perpassavam a sociedade britânica cruzariam o Atlântico e, em meados do século XIX, converter-se-iam em ferramentas para estruturar a experiência local. Dentre esses gêneros, tentaremos demonstrar, estava o national tale escocês e irlandês. National tales ocupavam-se de superar os dilemas sociais e epistemológicos inerentes a um Estado multicultural como o Reino Unido. Obras como The wild Irish girl, de Sydney Owenson, engendrariam, para usarmos uma expressão de José de Alencar, “estruturas” sentimentais cujos protagonistas representam as diferentes nacionalidades britânicas, num expediente com que se transpõe alegoricamente o dito preconceito inglês contra irlandeses e escoceses. Circulando no Brasil por, pelo menos, cinco décadas, national tales forneciam uma moldura narrativa em que a insuperável contradição entre a herança colonial e o nacionalismo pós-colonial poderia ser ficcionalmente negociada numa união erótica entre culturas. Este projeto almeja discutir se, e como, romances indianistas como O guarani, de José de Alencar, apropriaram-se de tal moldura..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Thiago Rhys Bezerra Cass – Coordenador.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ – Bolsa.

Linha 3
Comparatismo e diálogos interculturais

Professora Adriana Carvalho Lopes

Profª. Drª. Beatriz Vieira de Resende

Professora Adriana Carvalho Lopes

Prof. Dr. Eduardo de Faria Coutinho

Professora Adriana Carvalho Lopes

Prof. Dr. Frederico Augusto Liberalli de Góes

Professora Adriana Carvalho Lopes

Profª. Drª Mariana Patrício Fernandes

Projeto
Projeto 2021 – Atual
Contra-historiografias literárias: um esforço para pensar a relação entre literatura e história no Brasil a partir de uma perspectiva de gênero.

Descrição: O presente projeto de pesquisa pretende mapear textos de escritoras brasileiras, a partir dos anos 1960, nos quais é possível entrever modos singulares de performar questões históricas e sociais. A aposta é a de que essas escritas criam, a partir de uma tensão com o espaço, uma justaposição entre espaço literário, e espaço público ocupado por corpos em coexistência, na qual emergem experiências históricas do passado colonial brasileiro, até então incomunicáveis.Para escapar por um lado ao silenciamento e por outro à anestesia, os textos que constituem o motor teórico do presente projeto, encontram modos de abrir fendas no espaço literário, equilibrando-se de modo instável em suas fronteiras, e apenas a partir dessas fronteiras encontram modos de falar de suas experiências de vida. O que se pretende consolidar é uma investigação já em curso, acerca da relação entre estética e política a partir de uma perspectiva de gênero. Trata-se aqui de pensar em escritas de mulheres que encontram na literatura a abertura de uma possibilidade de autonomia existencial, ainda que provisória, através da reconfiguração do espaço que as restringe, por conta de estruturas patriarcais e racistas arraigadas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Mariana Patrício Fernandes – Coordenador.

Professora Adriana Carvalho Lopes

Prof. Dr. Marcelo da Rocha Lima Diego Lattes

Projeto

Projeto:
Ópera flutuante: teatro lírico, literatura e sociedade no Rio de Janeiro do Segundo Reinado
Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a recepção das companhias e dos repertórios europeus de ópera nos meios literários do Rio de Janeiro, Buenos Aires e Havana no século XIX. O foco principal recairá sobre a cidade do Rio de Janeiro, sem, no entanto, perder de vista as outras duas cidades, a fim de manter todo o tempo uma perspectiva comparada. Pretende-se, deste modo, chegar a um ponto ótimo entre a ambição e a humildade intelectual, pensando a América Latina de maneira integral e integrada, porém restringindo a análise a certas balizas, evitando-se, assim, as generalizações. Uma vez que o recorte espacial da pesquisa privilegiará o Brasil, o recorte temporal também terá como eixo a história brasileira. Por isso, em relação às três cidades, será observado o intervalo de tempo que vai de 1841 a 1889, ou seja, aquele que compreende o Segundo Reinado brasileiro. Embora esse recorte se dê principalmente em função da cronologia política brasileira, ele se adequa, em princípio, de modo bastante satisfatório aos cenários argentino e cubano: também neles dá conta de um período de estabilidade política (ou, ao menos, de estabilidade do regime político) e de equivalente efervescência cultural. O corpus a ser analisado consiste essencialmente em narrativas literárias (obras em prosa e em verso, publicadas serialmente ou em volume) produzidas e passadas nas cidades e no período selecionados. A maioria dos autores que serão estudados praticou também outros gêneros: todavia, os demais gêneros literários e não literários (poesia e drama, crônica e crítica, principalmente) constituirão apenas pontos de apoio e de referência, constando na bibliografia secundária, assim como as óperas, propriamente ditas, e a fortuna historiográfica. Com essa restrição do corpus às obras literárias, pretende-se deixar claro que esta é uma pesquisa que se inscreve eminentemente no campo dos estudos literários e na qual as disciplinas da música e da história cultural são mobilizadas tão somente como ferramentas auxiliares à análise literária. A pesquisa será dividida em cinco capítulos, cada um dos quais se centrará em um momento específico, dentro do arco temporal traçado. Com isso, não se pretende descrever um quadro evolutivo da questão; ao contrário, quer-se observar cada momento em sua complexidade e especificidade, como em uma sucessão de estudos de caso. A seleção desses momentos (um por década) deu-se em função exclusivamente da sua representatividade no que diz respeito ao objeto da pesquisa: a cena operística e sua recepção por parte dos meios literários.

Professora Adriana Carvalho Lopes

Prof. Dr. Paulo Roberto Tonani do Patrocínio

Projeto

Projeto: Por uma cartografia dos corpos, narrativas da deficiência na literatura.
Descrição: O presente projeto de pesquisa propõe a investigação das formas de representação e autorrepresentações da deficiência tendo como referência a emergência de uma nova episteme para nomeação e caracterização deste grupo social a partir de um modelo social da deficiência. Dessa forma, ao campo teórico dos estudos de literatura serão acrescidos conceitos como diferença, deficiência, identidade e representação do Outro, especialmente caros aos Estudos Culturais e ao pensamento Pós-Colonial. O interesse pela questão deriva da constatação da crescente produção literária contemporânea que coloca em evidência sujeitos e situações que demarcam as contingências das questões políticas, identitárias, sociais e culturais das pessoas com deficiência. Seja em forma de ensaio, relatos autobiográficos ou narrativas literárias, é possível observarmos a presença de uma discursividade que examina com atenção a questão da deficiência na produção cultural contemporânea..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Paulo Roberto Tonani do Patrocínio – Coordenador.