dissertações
Quadriênio 2020 - 2017Total de dissertações defendidas: 44
DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS EM 2020
Total de dissertações defendidas: 06
Carolina Fabiano de Carvalho
Título: Poesia e dívida: Um estudo interdisciplinar de alguns poemas de Lucas Matos
Orientador(a): Prof. Dr. Marcelo Diniz Martins
Páginas: 97
Resumo
Esta pesquisa aprofunda as relações entre a economia e a literatura a partir da leitura de alguns poemas do livro Três semblantes, de Lucas Matos, que enunciam a dívida. O objetivo deste trabalho é investigar interdisciplinarmente os poemas selecionados e o discurso políticoeconômico- financeiro da dívida, preponderante em nossas práticas e na construção de nossas subjetividades. Para isso, empreendo uma leitura crítica, na forma de ensaios, que intercambia aspectos formais e discursivos dos objetos literários com uma bibliografia composta por obras da história da economia brasileira contemporânea, da antropologia da dívida e da economia em geral. A escolha interdisciplinar deriva do que os próprios poemas suscitam: questões políticas e sociais que dizem sobre o nosso tempo e que, em sua fatura linguística e estética, modificam nossa percepção do real. Realizo também uma discussão teórica acerca da própria abordagem de leitura que adoto para esta dissertação. Por fim, aponto alguns caminhos e alternativas de aproximação com a poesia brasileira, a partir do que foi discutido.
Palavras-chave: Poesia contemporânea; Dívida; Poesia brasileira; Economia.
Abstract
This research addresses the relationships between economics and literature through readings of poems from Lucas Matos’ book Três Semblantes, themed around debt. The objective of this thesis is to investigate, using an interdisciplinary approach, the selected poems and the political-economic-financial discourse of debt, ever present in our practices and in the construction of our subjectivities. Aiming to achieve this, a critical reading in the form of essays is made, interchanging formal and discursive characteristics of the literary objects with a bibliography composed by works comprising contemporary Brazilian economic history, debt anthropology and economics. This interdisciplinary approach derives from the poems’ own suggestions: political and social questions representative of our time and which, through their linguistic and aesthetic making, modify our perception of reality. Theoretical discussion about the thesis’ reading approach follows. Finally, some paths and alternatives of approximation to Brazilian poetry are brought up, emerging from the discussed matters.
Keywords: Contemporary poetry; Debt; Brazilian poetry; Economics.
Gabriella de Oliveira Silva
Helena Gervásio Coutinho
Paula Cristina Gomes do Amparo
Rayi Kena Ferraz da Cunha de Souza Teixeira
Título: Elogio à repetição: Matilde Campilho & Marília Garcia
Orientador(a): Prof. Dr. Eduardo dos Santos Coelho
Páginas: 131
Resumo
A hipótese que esta pesquisa apontasurge da releitura de três obras contemporâneas de poesia em língua portuguesa: Jóquei (2015) de Matilde Campilho, Um teste de resistores (2014) e Parque das ruínas (2018) de Marília Garcia. A partir de uma leitura cerrada do texto poético levantamos a teoria de que a repetição enquanto recurso criativo para o emprego de efeitos poéticos aparece nas duas escritoras de maneira bem distintas mas igualmente significativas em cada obra, ao ponto de tornar-se um possível ponto de vista para uma leitura analítica. Observamos durante a pesquisa de que modo a repetição em Matilde Campilho funciona como uma via de estratégias reutilizáveis de escrita, recaindo, por vezes, no que acreditamos ser uma espécie de fórmula de conjunto semelhantes (graças ao reuso intenso de suas próprias táticas pessoais de escrita).Já em Marília Garcia, acreditamos, a repetição aparentemente supera o caráter eminentemente linguístico e estilístico da figura de linguagem e alcança um extrato de meio de expressão em si. A poeta carioca para operar largamente a metatextualidade e a conceptualização de seus textos se vale da repetição obsessiva e da reiteração reflexiva enquanto instrumentos não só de escrita, mas de sua própria percepção de mundo. Ao sairmos do “close reading” para lermos essas autoras contemporâneas, o que esperamos enquanto resultado é a potencialização de ambas poéticas num terreno que vem sendo deixado de lado mas que ainda possui, como buscamos demonstrar, uma grande riqueza analítica.
Palavras-chave: Matilde Campilho; Marília Garcia; poesia contemporânea; repetição; close reading.
Abstract
The hypothesis this research points out arises from the re-reading of three contemporary works of poetry in Portuguese: Jóquei (2015) by Matilde Campilho, Um teste de resistores (2014) and Parque das ruínas (2018) by Marília Garcia. From a close reading perspective of the poetic text we raise the theory that “repetition” appears as a creative resource for the use of poetic effects in the two writers in very different ways but equally significant in each work, to the point of becoming a possible point of viewfor an analytical reading for us. We observed during the research how repetition in Matilde Campilho works as a route for reusable writing strategies, sometimes falling into what we believe to be a kind of similar set formula (thanks to the intense reuse of her own personal writing tactics). In Marília Garcia, we believe, repetition apparently overcomes the eminently linguistic and stylistic character of the figure of speech and reaches an extract of the means of expression itself. The poet from Rio de Janeiro, to achieve the metatextuality and conceptualization of her texts, largely relies on obsessive repetition and reflexive reiteration as instruments not only for writing, but for her own perception of the world. Using “close reading” to approach these contemporary authors, what we hope as a result is to potentialize both poetics in a field that has been put on a corner in Brazilian literary studies but that still has, as we try to demonstrate, a great analytical wealth.
Keywords: Matilde Campilho; Marília Garcia; contemporary poetry; repetition; close reading.
Rochelle de Sousa Guimarães
Título: As figuras constelares na poética de último round: uma montagem dos elementos constitutivos do livro-almanaque
Orientador(a): Prof. Dr. André Luiz de Lima Bueno
Páginas: 112
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar o livro-almanaque Último Round, de Julio Cortázar, como uma síntese heterogênea que escapa ao princípio regulador da linearidade textual para criar pontos de ruptura na imagem uniforme do sistema literário tradicional e propor uma busca, tanto vital quanto estética, por novas formas do dizer. Com base no conceito cortazariano de almanaque e na proposta de linguagem poética, pretende-se refletir sobre as convergências entre a configuração híbrida da referida obra, que mescla poesia e política, boxe e reflexões críticas, erotismo e escrita desimpedida, e o processo criativo aberto e poroso proposto pelo escritor argentino em seu projeto de linguagem transformadora. Seguir a intenção labiríntica de Último Round implica, portanto, em uma observação atenta do mosaico textual que compõe o livro. Nesse sentido, sugere-se uma montagem crítica dos textos que integram a obra em consonância com algumas questões essenciais à escrita poética, às formas informes e variáveis, ao mecanismo do collage, ao jogo verbal que expande os significados, pontos estes discutidos e executados por Cortázar no livro-almanaque.
Palavras-chave: Julio Cortázar, livro-almanaque, linguagem poética, escrita aberta.
Abstract
This study aims to analyse the almanac-book Último Round, by Julio Cortázar, as a heterogeneous synthesis that escapes the regulating principle of textual linearity to create rupture points in the uniform image of the traditional literary system and to propose a search, both vital and aesthetic, for new ways of saying. Based on Cortázar’s almanac concept and the proposal of poetic language, this work intends to reflect on the convergences between the hybrid configuration of the referred work, which mixes poetry and politics, boxing and critical reflections, eroticism and unimpeded writing, and the open and porous creative process proposed by the Argentine writer in his transformative language project. Therefore, following this labyrinthine intention implies a careful observation of the textual mosaic that composes the book. Seen in these terms, it is suggested a critical montage of the texts that integrate the book in line with some essential questions to the poetic writing, to the formless and variable forms, to the collage mechanism, to the verbal game that expands the meanings, points discussed and executed by Cortázar in the almanac-book.
Keywords: Julio Cortázar, almanac-book, poetic writing, open work.
DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS EM 2019
Total de dissertações defendidas: 12
Agostine Braga dos Santos
Título: A linguagem mítica n‘As Metamorfoses de Murilo Mendes
Orientador(a): Prof. Dr. Eduardo Guerreiro Brito Losso
Páginas: 99
Resumo
Em fins dos anos 30 o Brasil se viu acercado de tensões sociopolíticas exteriores que iriam agravar os próprios embates nacionais. Nesse contexto turbulento, na iminência da Segunda Guerra, a lírica de Murilo Mendes se desdobra numa poética bastante singular à de seu tempo, culminando nos dois livros que compõem a obra As Metamorfoses (1938-1941). Nesta pesquisa estudamos os processos de produção desta obra, que está repleta de poemas configurados por uma linguagem arcaica, simbólica, muito similar àquelas antiquíssimas de um mundo puro, natural, ainda em-formação. É por essa via mítica, mágica, que o poeta mineiro tentará implodir seu mundo histórico, instaurando uma nova era, a própria Esperança.
Palavras-chave: Murilo Mendes; As Metamorfoses; mito; lírica.
André Luis Dias Carvalho
Danilo Diógenes Mataveli da Silva
Gabriel das Chagas Alves Pereira de Souza
Iara Machado Pinheiro
Leonardo Apolinário Alves de Lima
Maíra Barbosa Ferreira da Silva
Título: O indomesticável em nós: uma conversa entre mulheres que escrevem
Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Martha Alkimin de Araújo Vieira
Páginas: 92
Resumo
Pensar na poesia contemporânea é pensar em uma poesia que, como assinala Annita Costa Malufe, se alimenta da crise, “como se nascesse dela ou nela encontrasse seu possível ‘lugar’” (MALUFE: 2012, p.2). Segundo ela, desde a modernidade, a arte vem assumindo, cada vez mais, uma postura contestadora, crítica e questionadora diante do status quo. Frente ao contexto cada vez mais instável do contemporâneo, não surpreende que a poesia produzida atualmente abrace ainda mais tal postura, adentrando o campo político e social e abandonando qualquer ideia de uma poesia que se isenta quanto aos conflitos de seu tempo; uma poesia composta por inúmeras autoras mulheres e que está agora mesmo sendo produzida, publicada, divulgada, debatida, se fazendo e se pensando simultaneamente entre mulheres que escrevem, que leem, criticam, conversam, trocam, assinalando com firmeza o lugar de onde falam e ressaltando, através desse gesto, a relevância de suas falas. Pensando nisso, neste trabalho nos debruçamos sobre autoras que parecem não apenas escapar das construções estabelecidas de feminino, como também questionar e subverter tais categorias, produzindo obras que reafirmam a necessidade de falar sob a perspectiva feminina – principalmente sob a perspectiva de mulheres cuja existência marginalizada vem sofrendo um histórico apagamento – como uma resistência política e exercício de autonomia diante de um sistema decidido a determinar quem pode e quem não pode falar.
Palavras-chave: poesia; poesia brasileira; poesia contemporânea; autoria feminina, teoria literária.
Marcella Assis de Moraes
Paula Albuquerque
Raianny de Andrade Amaral
Raquel Reis Rodrigues
Rebeca Alexandre Magno
DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS EM 2018
Total de dissertações defendidas: 14
Alice Alberti Faria
Brayan Gabriel Mamani Magne
Guido Vieira Arosa
Lucas de Aguiar Cavalcanti
Nicolas Lima Peixoto
Pablo Baptista Rodrigues
Paola Ramos Ladeira
Patrick Gert Bange
Rafael Apolinário Coutinho
Título: Parábola do Real e escrita rapsódia: a dramaturgia de Grace Passô
Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Beatriz Vieira de Resende
Páginas: 113
Resumo
Esta pesquisa propõe um mergulho na obra da dramaturga mineira Grace Passô, a fim de averiguar as novas configurações dramáticas das quais fala Jean-Pierre Sarrazac (2002), em O futuro do drama. Através de analise comparativa das obras Por Elise (2012), Amores Surdos (2012), Congresso Internacional do Medo (2012) e Marcha para Zenturo (2012) com a tradição dramatúrgica, essa pesquisa busca entender o ressurgimento do interesse editorial com o gênero dramático. Lançamos mão do pensamento de Giorgio Agamben (2007), bem como Jean-Pierre Sarrazac (2002) e Peter Szondi (2001) para a analise, visando contribuir para a reflexão do gênero dramático na enseada dos Estudos Literários.
Palavras-chave: Literatura Contemporânea; Dramaturgia; Grace Passô; Teatro; Literatura Comparada.
Rodrigo de Vasconcellos Maciel Guedes Batista
Título: “Educador malcriado”. Corrupção e distopia na crônica de João Ubaldo Ribeiro
Orientador(a): Prof. Dr. Luis Alberto Nogueira Alves
Páginas: 113
Resumo
Esta dissertação propõe o estudo da utopia brasileira na visão cética de João Ubaldo Ribeiro. De suas crônicas emerge um país culturalmente colonizado e politicamente corrupto. Esperanças e ilusões são permanentemente obstaculizadas pela sequência de más notícias que abastecem o noticiário jornalístico, projetando a imaginação do cronista para um futuro nada promissor. Deste movimento prospectivo emergem as minudências de um texto pessimista e malcriado. As crônicas analisadas neste estudo foram publicadas originalmente entre os anos de 1999 e 2006, compreendendo a passagem de duas lideranças políticas pela presidência da república: Fernando Henrique Cardoso, seguido por Luis Inácio Lula da Silva.
Palavras-chave: Corrupção. Crônica. Distopia. Ubaldo.
Abstract
This dissertation proposes the study of the Brazilian utopia in the skeptical view of João Ubaldo Ribeiro. From his chronicles emerges a culturally colonized and politically corrupt country. Hopes and illusions are permanently hampered by the string of bad news that supply the journalistic news, projecting the chronicler’s imagination into an unpromising future. From this prospective movement emerge the minutiae of a pessimistic and uncouth text. The chronicles analyzed in this study were originally published between 1999 and 2006, including the passage of two political leaders by the presidency of the republic: Fernando Henrique Cardoso, followed by Luis Inácio Lula da Silva.
Keywords: Corruption. Chronic. Dystopia. Ubaldo.
Tábata da Cruz Silva
Tayná Sanches Pereira Costa
Vanessa Reis da Silva
Vinícius Santos Loureiro
DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS EM 2017
Total de dissertações defendidas: 12
Aline Fernandes Menezes
Allan Luiz Ramos Alves
Débora Silvestre Santos Costa
Eduardo Oliveira Pereira
Fábio Barbosa da Silva
Felipe de Medeiros Pacheco
Felipe Lima
Giselle Rodrigues da Silva Monteiro
Guilherme Belcastro de Almeida
Título: Murmúrios entre fantasmas: o que pode restar de Pedro Páramo
Orientador(a): Prof(a). Dr.(a) Flavia Trocoli Xavier da Silva
Páginas: 102
Resumo
Gustavo Deister Dias Barbosa
Marlon Augusto Barbosa
Rafael Alverne Freitas de Albuquerque
Título: Tempo e esperança em Agostinho de Hipona e Ernst Bloch
Orientador(a): Prof. Dr. Marco Americo Lucchesi
Páginas: 145
Resumo
Este trabalho compara os conceitos de tempo e esperança no “Livro XI” das Confissões, de Agostinho de Hipona, e na fundamentação teórica d’O princípio esperança, de Ernst Bloch, buscando compreender o papel da tradição do bispo ao filósofo alemão, bem como a interrelação entre os conceitos centrais de um ponto de vista estruturante. Segue-se, portanto, a hipótese de que o tempo calca um estar no mundo propositivo para um modo de agir e para um fundo afetivo, que pode se constituir como esperança de acordo com as condições de positivação do futuro e de afirmação da vontade. A investigação, entretanto, não se resume ao seu recorte central e procura estabelecer a temporalidade geral em que se inserem os pensadores, bem como os elementos de dissenso entre eles.
Palavras-chave:tempo, esperança, Agostinho de Hipona, Ernst Bloch, tradição
Abstract
This dissertation compares the concepts of time and hope in “Book XI” of Augustine of Hippo’s Confessions, and in the theoretical grounds of The Principle of Hope by Ernst Bloch, aiming at a better understanding of the role of tradition between the Bishop and the German philosopher. We also try to find a connection between these central concepts from a sole structuring point of view. We work under the hypothesis that time produces a being in the world that proposes a way of acting and an affectional foundation, which might be constituted as hope. The resulting concept of hope could be, then, linked to the conditions of effectiveness of the future and affirmation of the will. The research, however, does not only cover its main concern, and tries to establish the general temporality, as well as the disaccording elements, in which the thinkers are integrated.
Keywords: time; hope; Augustine of Hippo; Ernst Bloch; tradition.