Áreas de concentração e Linhas de Pesquisa

As 3 linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Ciência da Literatura da UFRJ vinculam-se a suas 2 áreas de concentração (Teoria Literária e Literatura Comparada).

Área de concentração 1
LITERATURA COMPARADA

Comparatismo e

Diálogos Interculturais

A linha de pesquisa pretende, a partir de metodologia comparatista, abrigar contribuições interdisciplinares que privilegiem indagações sobre arte e cultura no quadro geopolítico contemporâneo. As pesquisas se ocuparão de estudos críticos, textos literários e outras formas de artes, contemplando questões referentes aos discursos interculturais, conflitos e estratégias de reconhecimento. Serão investigadas teorias críticas da cultura, teorias feministas, interseccionais, queer e pós-coloniais. As atividades de pesquisa desenvolvidas no PACC/Letras/UFRJ incluem-se nesta linha.

Docentes: Beatriz Resende, Eduardo Coelho, Eduardo Coutinho, Fred Góes, Helena Parente Cunha, Heloisa Buarque de Hollanda, Marco Lucchesi, Paulo Roberto Tonani do Patrocínio, Roberto Bartholo, Marcelo da Rocha Lima Diego e Mariana Patrício Fernandes.

Área de concentração 2
teoria literária

Linguagens, arte, pensamento

A linha de pesquisa prioriza as relações que, a princípio, em suas diferenças irredutíveis, a literatura estabelece com outras artes e com o pensamento. Em suas investigações, trata-se de pesquisar não somente a importância decisiva dos modos da poesia e da literatura na constituição do pensamento e da escrita que atravessam a filosofia, a psicanálise, a teoria estética e política, a antropologia e a tradução, como também as ressonâncias e urdiduras que assinalam uma dimensão de indiscernibilidade entre elas. A linha de pesquisa destaca, assim, o problema da pluralidade de linguagens inerente à constituição e ao funcionamento de toda escrita artística.

Docentes: Alberto Pucheu, Eduardo Guerreiro Losso, Flavia Trocoli, João Camillo Penna, Luciana Di Leone, Marcelo Jacques de Moraes, Ricardo Pinto de Souza, Vera Lins.

Literatura, Cultura e Sociedade

A linha de pesquisa está situada no campo da análise estética e crítica dialética. O método resulta da crítica da formação do capitalismo, incorporando contribuições do pensamento filosófico e das Ciências Humanas à reflexão sobre atitudes de resistência e transformação no universo da cultura. O objetivo é ler as marcas do mundo nas sutilezas do livro, da foto, do filme, do palco, e por meio da crítica imanente discutir relações entre forma estética e formações históricas, sociais e culturais.

Docentes: Danielle Corpas, Eleonora Ziller, Luciana Villas Bôas, Luis Alberto N. Alves, Priscila Matsunaga, Ronaldo Lima Lins, Thiago Rhys Bezerra Cass e Carlos Eduardo de Barros Moreira Pires