DISSERTAÇÕES
Quadriênio 2024 - 2021Total de teses defendidas:10
DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS EM 2022
Total de dissertações defendidas: 7
Amanda Dib da Silva de Almeida Ferreira
Orientador(a):Prof(a). Flavia Trocoli Xavier da Silva
Páginas: 94
Resumo
Este trabalho propõe-se a ler A paixão segundo G.H., 1964, romance escrito por Clarice Lispector, sob o viés de uma literatura que pode ser situada dentro da dimensão do não-saber. A supressão da visão como garantia da verdade se faz presente no livro de Lispector e o inscreve em um outro modo de ler e de fazer literatura. Para delinear essas questões, o pensamento de Jacques Derrida, sobretudo em Memórias de cego: o auto-retrato e outras ruínas, 1990, é evocado no que toca à perda da visão e os seus engendramentos na mencionada obra de Lispector. Ao longo do romance, G.H., narradora-personagem, indica a recusa da compreensão acerca do acontecimento que a inquieta; assim, o saber estilhaça-se e o que se lê são ruínas da certeza, da verdade e da compreensão. Por outro lado, levado pela mão da narradora-escultora, o trabalho lê a materialidade presente no texto como um gesto suplementar da visão. Entende-se que, ao
escrever sem ver, “uma mão de cego aventura-se solitária […] tacteia, apalpa, acaricia […] como se um olho sem pálpebra se abrisse na ponta dos dedos” (DERRIDA, 2010, p. 11). Portanto, o trabalho busca pensar a cegueira de A paixão segundo G.H. que se desdobra a um saber-fazer com as mãos, o que implica ler como o corpo é inscrito no texto. O objetivo principal é investigar as passagens em que o corpo se inscreve na narrativa como consequência do traço cego em A paixão segundo G.H.. Para persegui-lo, o trabalho dialoga com as linhas da teoria literária, da teoria psicanalítica e com a filosofia.
Palavras-chave: Cegueira; Mão; Corpo; Literatura; Clarice Lispector; Jacques Derrida.
Abstrait
Cet ouvrage propose de lire La passion selon G.H., 1964, roman écrit par Clarice Lispector. Cela traite de la dimension du non-savoir. La perte de la vue comme garantie de vérité est présente dans le livre de Lispector et s’inscrit dans un style de littérature différent. Pour cerner ces questions, la pensée de Jacques Derrida, notamment dans Mémoires d’aveugle : l’autoportrait et autres ruines, 1990, est évoquée pour analyser la perte de la vue et son engendrement dans l’œuvre précitée de Lispector. Tout au long du roman, G.H., narrateur-personnage, indique le refus de comprendre l’événement qui la trouble. Ainsi, la connaissance se brise et ce qui est lu est des ruines de certitude, de vérité et de compréhension. D’autre part, prise par la main du narrateur-sculpteur, l’œuvre lit la matérialité présente dans le texte comme un geste de vision supplémentaire. Cela signifié qu’en écrivant sans voir, “Une main d’un aveugle s’aventure solitaire […] elle tâte, elle palpe, caresse […] comme si un œil sans paupière s’ouvrait au bout des doigts” (DERRIDA, 2010, p. 11). Dès lors, l’ouvrage cherche à analyser la perte de la vue La passion selon G.H. comme un savoir-faire avec les mains, et qui nécessite de lire comment le corps s’inscrit dans le texte. L’objectif principal est d’enquêter sur les passages où le corps s’inscrit dans le récit comme la conséquence de la perte de vue La passion selon G.H.. Par la suite, l’ouvrage fait référence à la théorie littéraire, à la théorie psychanalytique et à la philosophie.
Mots clés: Main; Corps; Littérature; Clarice Lispector; Jacques Derrida.
Graziela Campana Drago
Título:Dimensões da linguagem em “O aquário” de Alice Sampaio
Orientador(a): Prof. Doutor Ricardo Pinto de Souza
Páginas: 198
Resumo
Esta pesquisa realiza um trabalho de resgate literário através da análise crítica do romance O aquário de Alice Sampaio, publicado em 1963, em Portugal, pela Editora Livraria Bertrand. As experimentações da linguagem, gráfica e semântica utilizadas para construir significado no universo narrativo imaginário são marcantes no romance, dentre centenas de palavras inventadas ou ressignificadas, as quais foram listadas no “Glossário Laboratorial”. O fio condutor desta leitura sobre as dimensões que compõem tal espaço-tempo figura-se na personagem protagonista, Maga e em sua identidade feminina. Assim, costuramos interpretações a partir de vozes femininas e feministas para supor os pontos e nós da relação entre gênero literário e gênero identitário. Destes pontos surgiram costuras que ligam ao exterior da obra, ao passado e ao futuro histórico, quando encontramos a presença da dominação do homem na ciência, na linguagem e na política. Como desdobramento desta dominação, tornou-se indispensável considerar a imagem do robô e a imagem da humanidade, travando questões entre humanização e automação ou robotização, diante deste romance com traços de ficção científica, romance filosófico, sátira e fantasia. Em termos teóricos, os diálogos ocorrem entre teoria literária, teorias feministas, literatura comparada, análise arquetípica e interpretação semiótica. A dissertação aponta para a continuidade da pesquisa, assim como o romance aponta para a continuidade da vida.
Palavras-chave: Resgate literário, autoria feminina, interpretação crítica, romance híbrido, Obra aberta
Abstract
This research carries out a work of literary search and rescue (SAR) through the critical analysis of the novel O aquário (The aquarium) by Alice Sampaio, published in 1963, in Portugal, by Editora Livraria Bertrand (Bertrand Press). The experimentation of language, graphics and semantics used to build meaning in the imaginary narrative universe are remarkable in the novel, among hundreds of invented or resignified words, which were listed in the “Laboratory Glossary”. The guiding thread of this reading about the dimensions that make up such space-time appears in the main character, Maga and in her female identity. Thus, we sew interpretations from female and feminist voices to assume the points and knots of the relationship between literary genre and gender identity. From these points emerged lines that connect the seam to the outside of the piece, to the historical past and future, when we find the presence of man’s domination in science, language and politics. As a result of this domination, it became essential to consider the image of the robot and the image of humanity, fighting questions between humanization and automation or robotization, in front of this novel with traces of science fiction, philosophical novel, satire and fantasy. In theoretical terms, dialogues occur between literary theory, feminist theories, comparative literature, archetypal analysis and semiotic interpretation. The dissertation points to the continuity of research, just as the novel points to the continuity of life.
Keywords: Search and Rescue, women’s writing, criticism, hybrid novel, The open work
Guilherme dos Santos Ferreira da Silva
Título:Manifestações poéticas: ativismo, pandemia e redes sociais
Orientador(a): Prof. Eduardo dos Santos Coelho
Páginas: 100
Resumo
Durante os anos pandêmicos de 2020 e 2021, o coletivo poético de rua Slam das Minas RJ precisou pausar suas atividades presenciais, incluindo as já famosas batalhas de poesias, bem como os encontros para debates com pautas políticas e as ações sociais promovidas pelo grupo. Instantaneamente, o coletivo desenvolveu trabalhos virtuais nas redes sociais que possibilitaram o funcionamento do movimento artístico durante a pandemia do coronavírus. A partir do estudo de poemas publicados no projeto Quarentena Poética, realizado na rede social Instagram ao longo de três meses, busco refletir o cenário pandêmico no Brasil através do olhar daqueles que são constantemente silenciados, além de identificar recursos utilizados por slammers para reformular uma poesia performática característica das ruas para o espaço on-line. Por meio do trabalho realizado pelo Slam das Minas RJ, tenho como foco comprovar que, nos momentos emblemáticos da luta contra o genocídio do povo preto e pobre, as redes sociais serviram como catalizadores para os protestos sociais que seguiram causando ainda mais impacto nas ruas. Desse modo, evidencio como o Slam das Minas RJ, ao atuar por meio das mídias digitais durante o período de epidemia da covid-19, conseguiu criar uma importante comunidade expandida capaz de divulgar denúncias da necropolítica do Estado, promover uma educação antirracista e estimular mobilizações sociais para além do espaço digital.
Palavras-chave: Slam; Poesia Marginal; Pandemia; Educação Antirracista; Redes Sociais.
Abstract
During the pandemic years of 2020 and 2021, the poetic collective Slam das Minas RJ had to interrupt their face-to-face activities, including the famous poetry battles, as well as the meetings to discuss political guidelines and social activities. Instantly, the collective developed virtual actions on social media, which allowed the running of the artistic movement during the COVID-19 pandemic. From the study of poems published on the Quarentena Poética project, shared on Instagram during three months, I aim to reflect the pandemic scenario in Brazil, through the perspective of those who are constantly being silenced and identify features used by slammers to reformulate a performance poetry characteristic of the streets to the digital space. My focus is to comprove that, during emblematic moments of the fight against the genocide of the black and poor people, social media played an important part as catalysts for social protests that still cause an impact in the streets. In this sense, I evidence how Slam das Minas RJ created an important expanded community able to promote complaints of state necropolitics, an antiracist education, and stimulate social mobilization beyond the digital space through social media during the COVID-19 pandemic.
Keywords: Poetry Slam; Marginal Poetry; Pandemic; Antiracist Education; Social Media.
Juliana de Assis Beraldo
wTítulo: Por uma filosofia acéfala: as escritas de Gloria Anzaldúa e Paul B. Preciado
Orientador(a): Prof. Luciana María di Leone
Páginas: 135
Resumo
Os trabalhos de Gloria Anzaldúa, Borderlands/ La frontera (1987) e Paul B. Preciado, Testo Junkie ([2008]2018) põem em cena algumas relações instigantes entre rosto, corpo e escrita. Nesse sentido, são recorrentes as menções, imagens e cenas que se referem a separação entre o corpo e a cabeça. Seja nas referências aos rituais astecas e às deusas nahuas desmembradas e acéfalas Coyolxauhqui e Coatlicue, no livro de Anzaldúa (1987), ou em uma fábula sobre a filosofia e a perda da cabeça, na obra de Preciado ([2008]2018), por exemplo, se desenha, de alguma forma, uma relação entre a acefalidade e a produção de pensamento. Esta dissertação se ocupa de investigar o modo de funcionamento dessas escritas — desde seus aspectos formais até as construções conceituais e teóricas — com a finalidade de estudar outras metodologias e epistemologias possíveis, considerando o feminismo contemporâneo. Portanto, a hipótese que este trabalho levanta é a de que a acefalidade, nos textos de Gloria Anzaldúa (1987) e Paul B. Preciado ([2008] 2018), parece ser uma perspectiva por meio da qual se pode rever algumas questões importantes para a filosofia como, por exemplo, a relação entre corpo e escrita, a escrita da história, os modos de visibilidade, a noção de objetividade e os conceitos de escrita, arte e filosofia. Dialogando tanto com o feminismo [(MESSEDER (2020), HARAWAY (1995), SCOTT ([1986]2019), HARDING ([1986]2019)] como com algumas questões filosóficas [(ANTELO (2011), BATAILLE (1936), BENJAMIN (2012)], o presente estudo propõe a acefalidade como um modo de produzir pensamento.
Palavras-chave: escrita; acefalidade; Gloria Anzaldúa; Paul B. Preciado; feminismo
Abstract
The works of Gloria Anzaldúa, Borderlands/ La frontera (1987) and Paul B. Preciado, Testo Junkie ([2008]2018) present some thought-provoking relationships between face, body, and writing. In this sense, there are recurrent references, images, and scenes that point out the separation between the body and the head. Whether in references to Aztec rituals and the dismembered and acephalous Nahua goddesses Coyolxauhqui and Coatlicue, in Anzaldúa’s (1987) book, or a fable about philosophy and the loss of the head, in Preciado’s ([2008]2018) work, for example, a relationship is somehow drawn between the headlessness and the production of thought. This dissertation is concerned with the investigation of the way these writings function – from their formal aspects to their conceptual and theoretical constructions – to study other possible methodologies and epistemologies, considering contemporary feminism. Therefore, the hypothesis that this dissertation raises is that the “acephality”, in Gloria Anzaldúa’s (1987) and Paul B. Preciado’s ([2008]2018) texts, seems to be a perspective that enables the revision of some important issues for philosophy such as, for example, the relation between body and writing, the writing of history, modes of visibility, the notion of objectivity, and the concepts of writing, art, and philosophy. Dialoguing both with feminism [(MESSEDER (2020), HARAWAY (1995), SCOTT ([1986]2019), HARDING ([1986]2019)] and with some philosophical issues [(ANTELO (2011), BATAILLE (1936), BENJAMIN (2012)], the present study proposes the sectioning of the head as a mode of producing thought.
Keywords: writing; Acephalous; Gloria Anzaldúa; Paul B. Preciado; feminism.
Karoline dos Santos Silva
Título: “ELES COMBINARAM DE NOS MATAR, MAS NÓS COMBINAMOS DE NÃO MORRER”: Opressão e violência contra mulheres Caribenhas nos romances Vasto Mar de Sargaços, de Jean Rhys e La Mulâtresse Solitude de André Schwarz-bart.
Orientador(a): Prof. Eduardo de Faria Coutinho
Páginas: 95
Resumo
Com base em um corpus composto de dois romances caribenhos de países distintos, Vasto mar de sargaços (Jamaica, 1966), de Jean Rhys, e La mulâtresse Solitude (Guadalupe, 2015), de André Schwartz-Bart, a presente dissertação é um estudo comparativo da opressão e violência vivenciadas por mulheres, como resultado da colonização e de uma sociedade centrada em valores patriarcais. O foco do trabalho recai sobre a protagonista de cada romance: duas mulheres de raça e classe social diferentes, mas que passam por grande sofrimento causado pela posição que ocupam no contexto em que vivem. O substrato teórico da dissertação é predominantemente composto de obras de áreas diversas, com o propósito de conferir à discussão um caráter interdisciplinar. Textos de Achille Mbembe, Patricia Hill Collins, Angela Davis, Gayatri Spivak, bell hooks, Lélia Gonzalez e Françoise Vergès compõem, assim, a bibliografia. O estudo é também uma tentativa de tornar a literatura caribenha mais conhecida no Brasil, onde ela ainda é muito pouco difundida.
Palavras-chave: Caribe; Mulheres; Opressão; Violência; Vasto Mar de Sargaços; La mulâtresse Solitude
Abstract
Based on a corpus composed of two Caribbean novels from different countries, Wide Sargasso Sea (Jamaica, 1966), by Jean Rhys, and La mulâtresse Solitude (Guadalupe,1972), by André Schwartz-Bart, the present thesis is a comparative study of the oppression and violence to which women were submitted, due to colonization and a society centered upon patriarchal values. The focus of this work lies on the protagonist of each novel: two women from different ethnicity and social classes, but who experience great suffering caused by the position they hold in the contexts where they live. The theoretical background of the thesis is mainly composed of works from different areas, with the purpose of granting the discussion with an interdisciplinary character. Writings by Achille Mbembe, Patricia Hill Collins, Angela Davis, Gayatri Spivak, bell hooks, Lélia Gonzales and François Vergès are some of the texts who form this background. The study is also an attempt to make Caribbean literature more known in Brazil, where it is not yet much widespread.
Keywords: Caribbean; Women; Oppression; Violence; Wide Sargasso Sea; A woman named Solitude
Lucas Bastos Gomes
Título: Composição e desdobramentos do grotesco Kafkiano: uma análise do romance O Processo
Orientador(a): Prof(a). Priscila Saemi Matsunaga
Páginas: 113
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar algumas particularidades do grotesco de Franz Kafka a partir do romance O processo. Para Wolfgang Kayser, o grotesco se constitui como uma desfamiliarização do mundo, que torna alheio aquilo que nos era familiar. No entanto, em Kafka ele se constitui como um fenômeno mais plural e complexo. Assim, partindo da concepção de grotesco tal como entendida por Kayser, além de contarmos com as contribuições de outros autores como Günther Anders, Henri Bergson, Carlos Nelson Coutinho, etc., procuramos demonstrar não apenas como esse modo de expressão se constitui no texto do autor tcheco, mas também como ele possui um caráter multifacetado, apresentado desdobramentos que o levam além de uma mera questão formal. Para tanto, nossa análise se delimitará a três pontos centrais: a relação do grotesco com o tribunal que julga Josef K.; os elementos cômicos deste grotesco e seu caráter crítico ao poder; as influências histórico culturais deste grotesco, que também lhe atribuem um caráter político.
Palavras-chave: Franz Kafka; O processo; grotesco; Wolfgang Kayser.
Abstract
This research aims to examine some aspects of Franz Kafka’s Grotesque, based on the novel The Trial. Wolfgang Kayser believes that the grotesque comes from a defamiliarization of the world, which turns what was once familiar to us into something unknown. However, in Kafka, it is conceived as a more nuanced and complex phenomenon. Therefore, coming from Kayser’s concept of grotesque, as well as leaning on the contributions of other authors such as Günther Anders, Henri Bergson, Carlos Nelson Coutinho, etc., we strive to demonstrate not only how this form of expression appears in the Czech author’s work, but also how multifaceted it is, showing implications that take it beyond a mere formal matter. Thus, our analysis will focus on three main points: the relationship between the grotesque and the court that judges Josef K.; the comic elements of this grotesque and its criticism of power; the historical and cultural influences of this grotesque, that also give it a political standpoint.
Keywords: Franz Kafka; The Trial; Grotesque; Wolfgang Kayser.
Luísa Loureiro Monteiro de Castro Teixeira
Título: TODO QUADRO É UM CORTE: paisagens, imagens e histórias em quadrinhos
Orientador(a):Prof(a). Flavia Trocoli Xavier da Silva
Páginas: 81
Resumo
Ao longo do século XX, as histórias em quadrinhos tornaram-se uma mídia de circulação significativa. A partir dos anos 2000, já conquistaram, com alguma resistência, uma parte da produção do mercado editorial brasileiro. Uma vez que se trata de uma linguagem com suas particularidades, a presente dissertação buscou analisar de perto quais seriam os aspectos distintivos das histórias em quadrinhos, para além da “arte sequencial” (MCCLOUD, 2005) e de uma leitura que os reduz a sua semiótica a uma junção entre texto e imagem. Para isso, buscou-se pensar uma dimensão dos quadrinhos que se pensa poeticamente, e que usa o espaço da página a partir de um modo fragmentário, além de sequencial. O aspecto teórico-crítico dos quadrinhos passa a ser explorado, então, a partir da análise de duas obras publicadas nos anos 2000, uma na França, e outra no Brasil. Os dois são projetos assinados por uma dupla de artistas. O primeiro deles, La pluie, é de autoria de Eric Lambé e Philippe de Pierpont e de publicação franco-belga. O segundo é viagem em volta de uma ervilha, das autoras Deborah Salles e Sofia Nestrovski e de publicação brasileira. A primeira publicação de La pluie foi em 2005 e viagem em volta de uma ervilha foi lançada em 2019. A partir de conceitos da crítica literária e da crítica de quadrinhos, tais como o conceito de paisagem (COLLOT, 2013) e a dimensão do corte como recurso poético (BENNET, 2014), a pesquisa buscará adentrar na linguagem dos quadrinhos, com certa liberdade reflexiva, para que as próprias
linguagens possam aparecer em suas dicções artísticas e narrativas.
Palavras-chave: Literatura e imagem; História em quadrinho; Paisagem.
Abstract
During the 20st century, comics became a media of relevant diffusion. From 2000 onwards, they’ve already conquered, with some resistance, a part of the brazilian’s book market’s production. Since the comics are a language with its particularities, the present essay intends to make a close analysis of the distinctive aspects of comics, beyond the “sequencial art” (MCCLOUD, 2005) and interpretations that reduces their semiology to a merger between text and image. To this end, it intended to think about a dimension of comics that thinks itself poetically, and that uses the page with a fragmentary approach,
beyond sequentially. Thereafter, the theorical-critical aspect of comics will be explored from the analysis of two publications of the 2000s, one in France and the other in Brazil. The two projects have their authorships associated with a pair of artists. The first, La Pluie, was created by Eric Lambé and Philippe de Pierpont as a France-Belgium publication. The second is named viagem em volta de uma ervilha, of the artists Deborah Salles and Sofia Nestrovski, and its a brazilian publication. La pluie was first released in 2005, as viagem em volta de uma ervilha had its first apparition in 2019. Using concepts of the literary theory and comics theory, such as landscape (COLLOT, 2013) and the cesure as a poetic resource (BENNET, 2014), the research will, with a certain reflexive freedom, visit the comics language, so that they can emerge in their artistical and narrative speechs.
Keywords: Image and literature; Comics; Landscape.
Wellington Soares Lopes
Orientador:Prof. Marcelo Diniz Martins
Coorientadora: Prof(a). Luciana dos Santos Salles
Páginas: 66
Resumo
A proposta da dissertação é analisar o tema do Ragnarok presentes na: “Edda em Prosa” escrita por Snorri Sturluson, nas histórias em quadrinhos da Marvel e no cinema digital. É inegável como o mito escandinavo está presente no nosso dia a dia e muita das vezes não percebemos. As palavras em inglês para os dias da semana, por exemplo, são compostas por nomes de deuses nórdicos, mas a influência vai além disso. Atualmente podemos assistir deuses nas telas do cinema como heróis. Dessa forma, iremos analisar a mitologia escandinava e como os textos e narrativas medievais influenciam as diferentes obras que existem hoje em dia. Na contemporaneidade podemos perceber como a cultura pop tem usufruído dessa fonte primária para poder alavancar ideias e vendas, mostrando o mito (antigo) como produto (novidade). O presente trabalho pretende criar, dessa maneira, um paralelo entre a mitologia primordial, literária e contemporânea fazendo uso das funções mitológicas propostas por Joseph Campbell no livro intitulado Mito e Transformação. O historiador Mircea Eliade propõe em seu estudo que o mito “narra uma história sagrada”, contudo tentaremos observar como a cultura contemporânea transformou algo tão importante no tempo primordial em produto. Analisando o tema do Ragnarok presentes na: “Edda em Prosa” escrita por Snorri Sturluson, dos quadrinhos de Thor e do filme (Thor Ragnarok) lançado em 2017.
Palavras-chave: Ragnarok, Cinema, Quadrinhos, Thor, Mitologia Nórdica, Cultura Pop Escandinávia, Vikings.
Abstract
The purpose of the dissertation is to analyze the theme of Ragnarok present in: “The prose Edda” written by Snorri Sturluson, in Marvel comics and in digital cinema. It’s undeniable how scandinavian myth is present in our day by day and most of the times we don’t realize it. The word in English for days of week, for example, are compound by names of norse gods but the influence goes beyond that. Currently we can watch gods in cinema screens as heroes. On that way, we are going to analyze scandinavian mythology and how medieval texts and narratives influenced different pieces that exist nowadays. In contemporaneity we can perceive how pop culture had benefited from this primary source to boost ideas and sells showing myth (ancient) as product (innovation). The present work intends to create on that way a parallel between primordial mythology, literary and contemporary using mythical functions proposed by Joseph Campbell in his book named “Pathways to Bliss: Mythology and Personal Transformation”. The historian Mircea Eliade proposes in his study that myth “narrates one holy history” although we will try to observe how contemporary culture transformed something so important in primordial time in product. Analyzing the theme Ragnarok existent in: “The prose Edda” written by Snorri Sturluson, one of comics from Thor and the movie (Thor Ragnarok) just released in 2017.
Keywords: Ragnarok, Cinema, Comics, Thor, Norse Mythology, Pop Culture, Scandinavia, Vikings.
DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS EM 2021
Total de dissertações defendidas: 11
Alexandre Marzullo
Título: A Invenção do Sonhador: Cais e a Canção como Objeto Estético
Orientador(a):Prof. Doutor Marco Americo Lucchesi
Coorientadora: Prof. Doutora Maria Lucia Guimarães de Faria
Páginas: 138
Resumo
A pesquisa propõe uma investigação sobre a canção popular brasileira a partir de um enfoque propriamente estético, utilizando-se para isso de suas interpolações com instâncias da literatura e poesia modernas, amparadas pela crítica literária, pela crítica da canção e pela filosofia estética. A oportunidade para tal pesquisa nasce a partir da constatação de que a canção Cais (1972), escrita por Milton Nascimento e Ronaldo Bastos, traz como tema principal de sua lírica o próprio ato poético, problematizando a criação da canção como uma invenção de mundo. Para entender melhor esta articulação poética, construímos uma dupla navegação, levantando a trajetória artística do letrista da canção, Ronaldo Bastos, até a composição de Cais, e ao mesmo tempo, investigando o surgimento de uma perspectiva declaradamente estética na canção popular, que tudo indica que tenha acontecido por ocasião da Bossa Nova, no final dos anos 1950. Na sequência, demonstramos como as consequências dos desenvolvimentos bossanovistas, bem como de suas elaborações críticas são atravessadas pelo golpe militar de 1964, radicalizando o debate sobre a canção popular e sua importância enquanto parte fundamental de um projeto civilizatório moderno. Como demonstramos, ambas as linhas coincidem perfeitamente; assim, no arremate a tais eventos, e diante da angústia de um horizonte político ditatorial, a canção Cais aponta a possibilidade de uma saída pela estética, à maneira nietzscheana, aproximando o gesto de invenção ao sentimento puro da palavra viva em carne e espírito, percebido por Hölderlin e delineado por Agamben através do termo stimmung: palavra livre, vocação. E então, o mundo.
Palavras-chave: Canção brasileira, MPB, Milton Nascimento, Ronaldo Bastos, Clube da Esquina, Stimmung, Cais.
Abstract
This thesis proposes an examination of Brazilian popular music, with a more specifically aesthetic
approach, analyzing its intersections with modern literature and poetry, aided by literary as well as
musical critiques, and by aesthetic philosophy. The inciting incident for this study was the observa-
tion that the central lyrical object of the song “Cais”, written by Milton Nascimento and Ronaldo
Bastos, from the Clube da Esquina album (1972), is the poetic act itself, comparing the process of
writing a song to that of creating a world. To better understand this poetic articulation, this study
took a dual course of action, assessing the artistic career of Ronaldo Bastos – who wrote the song’s
lyrics – up until writing “Cais”, while simultaneously examining the rise of a new, self-professed
aesthetic perspective in popular music, which appears to have come about with the rise of Bossa
Nova musical movement, at the end of 1950s. Following that, the study shows how the conse-
quences of Bossa Nova’s developments and of its critiques were impacted by the 1964 military
coup d’état, radicalizing the debate over popular music and its role as an integral component in the
modern civilizing project. As the study shows, both threads coincide perfectly. Thus, in the midst of
said events and in the face of a dictatorial political horizon, the song “Cais” shows the possibility
of a way out via aesthetics, in Nietzschean fashion, bringing the act of creation closer to the pure
feeling of the living word, in bare flesh and spirit, as understood by Hölderlin and defined by
Agamben by the word stimmung: freedom through language, pure word, vocation. And then, the
world.
Keywords: Brazilian popular music, song, Milton Nascimento, Ronaldo Bastos, Clube da Esqui-
na, Stimmung, Cais.
Ana Clara Rodrigues Ferraz
Título: O ENCONTRO ENTRE SONHO E AURA: Um estudo da imagem surrealista na era da reprodução técnica.
Orientador(a): Prof. Eduardo Guerreiro Brito
Losso
Páginas: 100
Resumo
O objetivo deste trabalho é discutir acerca do conceito da reprodutibilidade técnica e pensar
nas modificações ocorridas que viriam a intervir nos setores da cultura. Nesse sentido, esta
pesquisa inicia um diálogo entre as associações imagéticas da literatura e do cinema,
perpassando o estudo da fotografia como arte, de maneira que o entendimento sobre as obras
do movimento surrealista seja aprofundado. O surrealismo foi escolhido para ser estudado
com a intenção de construir uma pesquisa na qual fosse possível abordar não só uma
interseção entre diferentes tipos de linguagens artísticas, mas, também, a sua influência
através das representações estéticas; buscando na sua composição visual os elementos-chave
que direcionam o espectador ao choque. Diante disso, o foco da pesquisa se concentra na
relação entre estética e automatismo psíquico, com a intenção de investigar a relação de
experimentação entre obra-espectador. É, também, a partir da experimentação, que se busca
desconstruir o conceito de declínio da aura da obra de arte quando reproduzida (BENJAMIN,
1955); dessa maneira, a arte surrealista se solidifica como meio de democratização e
subversão. Por isso, optamos por analisar a obra surrealista Um Cão Andaluz (1929),
pensando sua construção crítica, assim como a fotografia Lágrimas de Vidro (1932), a ser
vista como ponte entre as relações de imagem e reprodução; quando o real se transforma em
fantasia por meio de uma ruptura com a expectativa da realidade. No entanto, o ponto
principal dessa análise se concentra na imagem literária na obra O Amor Louco (1937), de
André Breton, em que é possível reconhecer uma estética não-linear que segue o ritmo do
fluxo inconsciente ao discursar sobre o amor. Enfim, é observando a estética do surrealismo, e
analisando suas possibilidades dentro de manifestações artísticas distintas, que buscamos
comprovar que, em um contexto de reprodução técnica da imagem, o surrealismo é capaz de
subverter a ideia de declínio da aura, bem como perpetuar o seu caráter ilusional.
Palavras-chave: Surrealismo; Aura; Literatura; Cinema; Fotografia.
Abstract
The aim of this research is to discuss the concept of technical reproducibility and to think
about the changes that would intervene in the cultural sectors. Therefore, this research
initiates a dialogue between the imagetic associations of literature and cinema, going through
the study of photography as an art, so that the understanding of the works of the surrealist
movement is deepened. The surrealist movement was chosen to be studied with the intention
of building a research in which it was possible to approach not only an intersection between
different types of artistic languages but also their influence through aesthetic representations,
seeking the key elements that direct the spectator to its shock in its visual composition. Thus,
the research focus is on the connection between aesthetics and psychic automatism, intending
to investigate the experimentational relationship between the work of art and its spectator. It
is also from experimentation that one seeks to deconstruct the concept of the aura’s decline in
a piece of art when it is reproduced (BENJAMIN, 1955), in this way, surrealist art is
solidified as a means of democratization and subversion. For this reason, we have opted to
analyze the surrealist work Un Chien Andalou (1929), thinking about its critical construction,
as well as the photograph Glass Tears (1932), that works as a bridge between the relations of
image and reproduction, in which the real becomes fantasy through a rupture of reality’s
expectations. However, the main point of this analysis is the literary image in the work
L’Amour Fou (1937), by André Breton, in which it is possible to recognize a non-linear
aesthetic that follows the rhythm of the unconscious flow when talking about love. Finally, it
is by observing the surrealist aesthetics, and analyzing its possibilities within different artistic
manifestations, that we seek to prove that in the context of the technical image reproduction
the surrealism is capable to subvert the idea of aura’s decline, as well as to perpetuate its
illusional characteristic.
Keywords: Surrealism; Aura; Literature; Cinema; Photography.
Anna Carolina Deodato da Silva
Título: (RE) LEITURAS GASTRONÔMICAS: O NÃO-DITO DA COMIDA EM “DONA FLOR E
SEUS DOIS MARIDOS” E “GABRIELA, CRAVO E CANELA”
Orientador(a): Professor Doutor Marco Americo
Lucchesi
Páginas: 166
Resumo
Neste trabalho, analiso a produção corpóreo-discursiva do prazer íntimo e erótico no Chaturbate, plataforma de sexcam na qual pessoas realizam apresentações sexuais explícitas a um determinado público via webcam. Parto da utilização do Lovense Lush, vibrador que pode ser controlado à distância pela plateia durante tais shows, para estudar como ambos esses dispositivos (Foucault, 2009[1982]; Agamben, 2009), junto à linguagem, participam da atividade carnal desenvolvida e elaboram formas de contato que, em seu desenrolar, reafirmam e desestabilizam os sentidos daquilo que entendemos por “sexo”, “corpo”, “pessoa”, “tecnologia”, “toque”, “prazer”, “erotismo” e “intimidade”. Baseando-me em uma visão performativa de linguagem (Austin, 1990[1962]; Pennycook, 2007), nos fundamentos da etnografia para a internet (Hine, 2001, 2005, 2012, 2015) e em discussões sobre o momento político e econômico atual
(Deleuze, 1992[1990]; Hardt & Negri, 2004; Guyer, 2016; Preciado, 2018[2008]), investigo como a construção de um corpo dito “natural”, intrinsecamente “humano”, é reproduzida e negociada nas interações sociodiscursivas traçadas no Chaturbate por meio de repertórios semióticos e tecnológicos que performam e realizam aquilo que se entende como “prática sexual” por excelência, e nas quais o vibrador, enquanto “cópia do pênis” (Preciado, 2014[2000]), tem papel central. O foco é explorar não somente como “corpos” são “tocados” por meios de interações na plataforma em questão, mas também como é que esses mesmos “corpos” se constroem como tais nesses eventos, realizando, performativamente, a ontologia de suas próprias realidades e elaborando modos de sentir e expressar sentimentos de excitação sexual e corpórea. Com isso, amplio a ideia de performance linguística para além do “humano” (Pennycook, 2018) e passo a considerar outros dispositivos como atuantes na instauração de práticas sociais (Latour, 2012).
Palavras-chave: Dildo. Etnografia. Performance. Pós-Humano. Prazer. Sexcam.
Abstract
In this work, I analyze the corporeal-discursive production of intimate and erotic pleasure on Chaturbate, a sexcam platform in which people develop explicit sexual performances for an audience via webcam. As my primary unit of analysis, I take the Lovense Lush, a vibrator that can be controlled remotely by the audience during these shows, to study how both apparatuses (Foucault, 2009[1982]; Agamben, 2009), along with language, participate in the carnal activity and develop ways of getting in touch that, during the event, reaffirm and undermine senses of what we understand by “sex”, “body”, “person”, “technology”, “touch”, “pleasure”, “eroticism”, and “intimacy”. Relying on a performative view of language (Austin, 1990[1962]; Pennycook, 2007), internet ethnographic research (Hine, 2001, 2005, 2012, 2015), and discussions about the current political moment (Deleuze, 1992[1990]; Hardt & Negri, 2004; Guyer, 2016; Preciado,
2018[2008]), I investigate how the construction of a so-called (and “essentially human”) “natural body” is reproduced and negotiated in sociodiscursive interactions that happen on Chaturbate through semiotic and technological repertoires that perform and create what is traditionally understood as “sexual practice”, and in which the Lush vibrator, as a “copy of the penis” (Preciado, 2014[2000]), has the main role. The focus is to explore not only how “bodies” are “touched” by interactions in the platform in question, but also how these very “bodies” built themselves as such in these events, elaborating, performatively, the ontology of their own realities and developing ways of perceiving and expressing sexual and corporeal feelings. Thereby, I expand the idea of linguistic performance beyond the “human” (Pennycook, 2018) and start considering other apparatuses as active agents in the composition of social practices (Latour, 2012).
Keywords: Dildo. Ethnography. Performance. Posthuman. Pleasure. Sexcam.
Bruna Matos da Silva Cardoso Dias
Título: Uma poética da transmutação – a palavra cíclica do desejo: Hilda Hilst entre Dionísio e Ariana.
Orientador(a): João Camillo Barros de Oliveira Penna
Páginas: 102
Resumo
Esta dissertação toma como ponto de partida a metáfora da Casa, na poesia de Hilda Hilst, em todas as suas refrações: casa material e biográfica, corpo, poema, transcendência. A Casa desenha uma poética particular do desejo, é por ela, e somente por ela, que se toca o intocável. O que nasce do corpo, torna-se palavra, toca o sagrado e volta para a corporalidade compulsória do poema e do leitor. Casa sagrada de eros, transcendência imanente. O corpo do poema/casa é o testemunho de um corpo que vive, de um corpo vivo. Além disso ela pretende demonstrar que há nos poemas de “Ode descontínua e remota para flauta e oboé. De Ariana para Dionísio”, do livro Júbilo, Memória e Noviciado da Paixão (1974) de Hilda Hilst, um roteiro cíclico programático do desejo como modo de encontro com o sagrado através da palavra poética. Esse encontro se consagra sempre no limiar da carne, numa experiência extremada do corpo, dos sentidos e das emoções pela palavra.
Palavras-chave: Hilda Hilst – poesia brasileira – erotismo – sagrado – Georges Bataille
Abstract
This dissertation takes its point of departure in the metaphor of the House, in Hilda Hilst’s poetry, in all its refractions: material and biographical house, body, poem, transcendence. The House draws a peculiar poetics of desire; it is through it (her in Portuguese), and only thought it that one is able to touch the untouchable. What is born in the flesh becomes word, touches the sacred and returns towards the compulsory corporeality of the poem and of the reader. The sacred House is eros, immanent transcendence. The body of the poem/House is the witness of a body that lives, of a living body. Apart from that. this dissertation intends to demonstrate that there is, in Hilda Hilst’s poems “Ode descontínua e remota para flauta e oboé”, contained in the volume, Júbilo, Memória e Noviciado da Paixão (1974), a cyclical programmatic script of desire as a way of encountering the sacred through the poetic word. This encounter takes place at the threshold of the flesh in an extreme experience of the body, of the senses and of the emotions throughout the word.
Clarissa Martins Stycer
Título: “JE NE VOIS PAS. MAIS JE VOIS BIEN MIEUX – ENCORE QUE TRÈS
OBSCURÉMENT (…)”: VISUALIDADE EM O ATELIÊ DE GIACOMETTI, DE JEAN GENET
Orientador(a): Prof. Dr. João Camillo Penna
Páginas: 131
Resumo
Esta dissertação conduz uma leitura de O ateliê de Giacometti (1957), de Jean Genet
(1910-1981), pela via da visualidade. No trabalho com o livro de um escritor em torno de
um artista visual, Alberto Giacometti, a pesquisa procurou delimitar aspectos do texto em
que está em questão uma complexidade do que é visível. A primeira parte deste trabalho
buscou pensar os modos de ler um texto literário autorreflexivo. Partindo de comentários
de Hélène Cixous e Jacques Derrida, que associam, de formas diferentes, este texto de
Genet a um “problema de visão”, o estudo explora a ideia de um saber da literatura que
teria a insuficiência da visão como paradigma. Em paralelo, tratou-se de pensar, a partir
de Glas, de Derrida, o estatuto do significado na obra do autor. Estas reflexões guiam a
segunda parte da dissertação. O trabalho se detém, então, em momentos de O ateliê de
Giacometti em que, diante de uma obra, o olhar se vê perturbado por um distanciamento
da imagem, assim como por uma impressão que não chega pelos olhos. Dinâmicas entre
visibilidade e falta, que passam pelos problemas do espaço em branco e da escrita para os
mortos na obra de Genet. Em outras passagens, o visível se aproxima do que se chama
aparência, em uma crítica do utilitário e sua implicação na literatura. Por último, o
trabalho indica, em um texto do escritor sobre Rembrandt, uma espécie de rasura sobre a
descrição de um olhar em O ateliê de Giacometti.
Palavras-chave: Jean Genet, Alberto Giacometti, visualidade, artes visuais.
Abstract
This Master thesis conducts a reading of The Studio of Giacometti (1957), by Jean Genet
(1910-1981), through the theme of visuality. Working with a book about a visual artist,
Alberto Giacometti, the research aimed at delimiting aspects of the text where a
complexity of the visible is at issue. The first part of the work questions the ways of
reading a literary text that thinks about itself. Taking the commentaries of Hélène Cixous
and Jacques Derrida as starting point, in order to associate, each one in a different manner,
Genet’s text to a “vision trouble”, the study explores the idea of a literary knowledge that
would have the insufficiency of vision as a paradigm. At the same time, the research
reflected, after Derrida’s Glas, on the comprehension of the signified at the author’s work.
These questions guided the second part of this thesis, where I focus on passages of The
Studio of Giacometti which describe the troubled gaze by a distancing of the image, as
well as by an impression which does not come from the eyes. These dynamics take place
between visibility and lack which go through problems of the blank space and the writing
dedicated to the dead in Genet’s work. In other passages, the visible is close to what is
called appearance, in a criticism of utilitarianism and its implication on literature. At last,
the work points out to a kind of erasure in a text by the same author on Rembrandt, which
affects the description of a look in The Studio of Giacometti.
Keywords: Jean Genet, Alberto Giacometti, visuality, visual arts.
Débora Maria da Conceição Roque
Título: ENTRE A ESCRITA E A PERFORMANCE: representações da diferença surda na literatura
Orientador(a): Prof. Dr. Paulo Roberto Tonani do Patrocínio
Páginas: 177
Resumo
Este estudo busca mobilizar a construção de uma cartografia das formas de representação
da diferença surda na literatura com o objetivo de analisar como a experiência da surdez é
tematizada e elaborada em obras ficcionais e em performances de poetas surdos. A pesquisa
mobiliza um olhar atento para a emergência da ideia da surdez atrelada a uma matriz de
experiência e a partir da disseminação de uma concepção da surdez enquanto diferença étnico-
linguística. Dessa forma, a análise foca no impacto da emergência do modelo
socioantropológico da surdez na produção literária infantil, em romances contemporâneos e nas
performances de poetas surdos. Assim, igualmente, busca analisar a permanência do modelo
médico-terapêutico de tratamento da surdez, construído de modo a sustentar ideais
homogeneizantes acerca do que é ser surdo. A estrutura da discussão crítica das obras elegidas
é conduzida através de fragmentos literários em diálogo com as contribuições de leituras
teóricas provindas dos Estudos Culturais, Estudos surdos, Estudos pós-coloniais, teoria
feminista e estudos de raça. Autores frequentados neste percurso são: Stuart Hall, Michel
Foucault, Carlos Skliar, Paddy Ladd, Oliver Sacks, Gladis Perlin, Simone de Beauvoir, Grada
Kilomba, Neusa Santos Souza, Conceição Evaristo, Djamila Ribeiro, Achille Mbembe, Frantz
Fanon, entre outros.
Palavras-chave: diferença surda; literatura; performance; cultura surda;
Abstract
This study seeks to mobilize the construction of a cartography of the forms of
representation of the deaf difference in literature in order to analyze how the experience of
deafness is thematized and elaborated in fictional works and performances of deaf poets. The
research mobilizes a careful look at the emergence of the idea of deafness linked to a matrix of
experience and from the dissemination of a conception of deafness as an ethno-linguistic
difference. Thus, the analysis focuses on the impact of the emergence of the
socioanthropological model of deafness in children’s literature production, in contemporary
novels and in the performances of deaf poets and also analyzes the permanence of the medical-
therapeutic model of treatment of deafness, built in order to sustain homogenizing ideals about
what it is to be deaf. The structure of the critical discussion of the selected works is conducted
through literary fragments in dialogue with the contributions of theoretical readings coming
from Cultural Studies, Deaf Studies, Postcolonial Studies, feminist theory and race studies.
Authors frequented in this journey are: Stuart Hall, Michel Foucault, Carlos Skliar, Paddy Ladd,
Oliver Sacks, Gladis Perlin, Simone de Beauvoir, Grada Kilomba, Neusa Santos Souza,
Conceição Evaristo, Djamila Ribeiro, Achille Mbembe, Frantz Fanon, among others.
Keywords: deaf difference; literature; performance; deaf culture
Karoline dos Santos Silva
Título: Eles combinaram de nos matar, mas nós combinamos de não morrer: opressão e violência contra mulheres caribenhas nos romances Vasto mar de Sargaços de Jean Rhys e La mulâtresse Solitude de André Schwarz-Bart
Orientador(a): PEduardo de Faria Coutinho
Páginas: 95
Resumo
Com base em um corpus composto de dois romances caribenhos de países distintos, Vasto
mar de sargaços (Jamaica, 1966), de Jean Rhys, e La mulâtresse Solitude (Guadalupe, 2015),
de André Schwartz-Bart, a presente dissertação é um estudo comparativo da opressão e
violência vivenciadas por mulheres, como resultado da colonização e de uma sociedade
centrada em valores patriarcais. O foco do trabalho recai sobre a protagonista de cada
romance: duas mulheres de raça e classe social diferentes, mas que passam por grande
sofrimento causado pela posição que ocupam no contexto em que vivem. O substrato teórico
da dissertação é predominantemente composto de obras de áreas diversas, com o propósito de
conferir à discussão um caráter interdisciplinar. Textos de Achille Mbembe, Patricia Hill
Collins, Angela Davis, Gayatri Spivak, bell hooks, Lélia Gonzalez e Françoise Vergès
compõem, assim, a bibliografia. O estudo é também uma tentativa de tornar a literatura
caribenha mais conhecida no Brasil, onde ela ainda é muito pouco difundida.
Palavras-chave: Caribe; Mulheres; Opressão; Violência; Vasto Mar de Sargaços; La
mulâtresse Solitude
Abstract
Based on a corpus composed of two Caribbean novels from different countries, Wide
Sargasso Sea (Jamaica, 1966), by Jean Rhys, and La mulâtresse Solitude (Guadalupe,1972),
by André Schwartz-Bart, the present thesis is a comparative study of the oppression and
violence to which women were submitted, due to colonization and a society centered upon
patriarchal values. The focus of this work lies on the protagonist of each novel: two women
from different ethnicity and social classes, but who experience great suffering caused by the
position they hold in the contexts where they live. The theoretical background of the thesis is
mainly composed of works from different areas, with the purpose of granting the discussion
with an interdisciplinary character. Writings by Achille Mbembe, Patricia Hill Collins,
Angela Davis, Gayatri Spivak, bell hooks, Lélia Gonzales and François Vergès are some of
the texts who form this background. The study is also an attempt to make Caribbean literature
more known in Brazil, where it is not yet much widespread.
Keywords: Caribbean; Women; Oppression; Violence; Wide Sargasso Sea; A woman named
Solitude
Laíza Stéfane Verçosa Do Nascimento
Título: EMBARAÇOS DA DIÁSPORA: uma leitura do cabelo da mulher negra em
Americanah, de Chimamanda Ngozi Adichie, e em obras afro-atlânticas contemporâneas
Orientador(a): Prof. Dr. Paulo Roberto Tonani do Patrocínio
Páginas: 100
Resumo
Reúnem-se nesta dissertação uma costura de interpretações de obras artísticas da
contemporaneidade, nas quais o cabelo aparece como índice para compreensão das
experiências de mulheres negras nas cidades da diáspora afro-atlântica. A obra de
partida para as leituras é o romance Americanah, da autora nigeriana Chimamanda
Ngozi Adichie. Essas leituras são costuradas pelos conceitos de raça, gênero, diáspora,
interseccionalidade e representação, discutidos a partir dos autores Grada Kilomba,
Stuart Hall, bell hooks e Patricia Hill Collins. A autora Nilma Lino Gomes aparece
também como uma importante referência sobre como o cabelo cacheado e crespo são
sinais diacríticos da raça e, para as mulheres, são também um signo de feminilidade.
Além dos livros de Adichie, incluem-se entre as obras analisadas a narrativa
memorialística Esse cabelo, de Djaimilia Pereira de Almeida, o livro Talvez precisemos
de um nome para isso e o ensaio “As raízes e a cabeça”, da brasileira Stephanie Borges,
o filme Kbela, da brasileira Yasmin Thayná, um detalhe de instalação chamado “Sem
título (da série As três Graças)”, da artista Rosana Paulino, algumas séries negras
populares no universo mainstream e a música e videoclipe “Don’t touch my hair” da
estadunidense Solange Knowles.
Palavras-chave: Cabelo; Interseccionalidade; Chimamanda Ngozi Adichie;
Diáspora Afro-atlântica; Nilma Lino Gomes.
Abstract
This dissertation brings together a seam of interpretations of contemporary
artistic works, in which hair appears as an index for understanding the experiences of
black women in the cities of the Afro-Atlantic diaspora. The starting work for the
readings is the novel Americanah, by the Nigerian author Chimamanda Ngozi Adichie.
These readings are stitched together by the concepts of race, gender, diaspora,
intersectionality, and representation, discussed by authors Grada Kilomba, Stuart Hall,
bell hooks and Patricia Hill Collins. The author Nilma Lino Gomes also appears as an
important reference on how curly and frizzy hair are diacritical signs of race and, for
women, they are also a sign of femininity. In addition to Adichie’s books, the works
analyzed include the memorialistic narrative Esse cabelo, by Djaimilia Pereira de
Almeida, the book Talvez precisemos de um nome para isso and also the essay “As
raízes e a cabeça”, by the Brazilian Stephanie Borges, the film Kbela, by the Brazilian
Yasmin Thayná, an installation detail called “Untitled (from the series As Três
Graças)”, by artist Rosana Paulino, some popular black series in the mainstream
universe and the music and music video “Don’t touch my hair” by the American
Solange Knowles.
Keywords: Intersectionality; Chimamanda Ngozi Adichie; Afro-Atlantic
diaspora; Nilma Lino Gomes.
Luis Eduardo de Oliveira Campagnoli
Título: As trapaças de Tutameia.
Orientador(a): Profa Dra Danielle dos Santos Corpas
Páginas: 92
Resumo
Esta dissertação discute o último livro publicado por João Guimarães Rosa
(1908-1967), Tutameia (terceiras estórias) (1967). Devido à grande quantidade de
textos que integram o livro (um total de 44), foi feita uma seleção que inclui todos os
seus quatro prefácios (“Aletria e hermenêutica”, “Hipotrélico”, “Nós, os temulentos”,
“Sobre a escova e a dúvida”) e os seguintes contos: “Intruge-se”, “Retrato de cavalo”
“Vida ensinada”, “Barra da Vaca”, “Estória no 3”, “Desenredo” e “Esses Lopes”; são
também mencionados outros textos do livro e outras obras do autor. É de interesse desta
dissertação debater o sentido e a função de uma lógica da trapaça que perpassa
Tutameia. A discussão aqui produzida dialoga com parte da fortuna crítica do livro,
além de se valer de outros críticos de literatura e outros escritores.
Palavras-chave: João Guimarães Rosa; Tutameia (terceiras estórias); Literatura
brasileira; Conto brasileiro; Trapaça.
Abstract
This dissertation discusses the last book published by João Guimarães Rosa
(1908-1967), Tutameia (terceiras estórias) (1967). Due to the large amount of texts that
integrate the book (a total of 44), a selection was made, which includes its four prefaces
(“Aletria e hermenêutica”, “Hipotrélico”, “Nós, os temulentos”, “Sobre a escova e a
dúvida”) and the following short-stories: “Intruge-se”, “Retrato de cavalo” “Vida
ensinada”, “Barra da Vaca”, “Estória no 3”, “Desenredo”, and “Esses Lopes”; other
texts in the book, plus other books of Guimarães Rosa’s ouvre, are also mentioned. This
dissertation is interested in debating the meaning and the function of a logic of tricks
that runs through Tutameia. The discussion herein developed dialogues with part of the
critical material about the book, and relies on other critics of literature and other writers
as well.
Keywords: João Guimarães Rosa; Tutameia (terceiras estórias); Brazilian literature; Brazilian short-story; Trick.
Luiz Cláudio da Silva Souza
Título: Avaliação pela comunidade surda brasileira das políticas linguísticas da libras e seus desdobramentos
Orientador(a): Prof. Dr. Rogério Casanovas Tílio
Coorientador(a): Prof(a). Dr(a). Angela Maria da Silva Corrêa
Páginas: 203
Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo avaliar as políticas linguísticas da Libras implementadas entre 2002 – 2018. Nesse sentido, analisamos como estão configuradas as políticas linguísticas nos
dispositivos jurídicos (Leis e Decretos) que versam sobre o assunto. Buscamos identificar a percepção de surdos e não-surdos de referência sobre os desdobramentos das políticas
implementadas nos últimos anos, bem como verificar quais são as políticas necessárias para o futuro. O fazer políticas linguísticas sempre foi objeto de governos e sempre ocorreu nas
práticas sociais. Nessa perspectiva, do ponto de vista dos efeitos produzidos, a política linguística pode ser acertada ou danosa. Assim, pela sua própria natureza, este campo operacionaliza intervenção sobre as línguas, isto é, promove ações para o planejamento e gestão do plurilinguismo. A presente pesquisa caracteriza-se como qualitativa de orientação crítica (portanto, com objetivo de promover mudanças sociais). Os principais instrumentos de geração de dados selecionados para a investigação foram a análise documental e a entrevista. Para a realização desta, elaboramos dois questionários. No primeiro, as perguntas destinadas aos participantes objetivaram a produção dos enunciados sem impedir o surgimento de novos tópicos durante a entrevista. O segundo questionário foi organizado em categorias mais específicas baseadas na tipologia de Reagan (2010) para as ações do planejamento linguístico. No primeiro bloco, buscou-se informações sobre avanços e limitações na situação linguística. No segundo bloco, as questões orbitam as representações sociais sobre a Libras, a política educacional, a política de aquisição, os riscos linguísticos e a política de tradução e interpretação. A pesquisa está fundamentada em trabalhos de Reagan (2010), Lagares (2019), Calvet (2007), Oliveira (2009), Hamel (2013), Altenhofen (2013), Strobel (2006), Quadros (2014), Stumpf (2005), Rajagopalan (2013). Os resultados mostraram significativa melhora no planejamento linguístico da Libras desde 2002. Contudo, percebe-se limitações significativas no planejamento linguístico de aquisição da Libras, em políticas educacionais desenhadas dentro da perspectiva surda, e impactos expressivos na ausência de políticas claras em espaços como o contexto da Saúde e Justiça.
Palavras-chave: Políticas linguísticas. Planejamento linguístico. Libras. Bilinguismo. Plurilinguismo.
Abstract
This research aims to evaluate the linguistic policies of Libras implemented between 2002 – 2018. In this sense, we analyze how the linguistic policies are configured in the legal provisions
(Laws and Decrees) that deal with the subject. We seek to identify the perception of deaf and non-deaf people about the consequences of the policies implemented in recent years, as well as
to verify which policies are necessary for the future. The making of linguistic policies has always been the object of governments and has always occurred in social practices. In this
perspective, from the point of view of the effects produced, linguistic policy can be right or harmful. Thus, by its very nature, this field operationalizes interventions on languages, that is,
it promotes actions for the planning and management of plurilingualism. The present research is characterized as qualitative with a critical orientation (therefore, with the objective of
promoting social change). The main instruments of data generation selected for the investigation were document analysis and the interview. In order to do that, we elaborated two
questionnaires. In the first one, the questions the participants were asked aimed at producing statements without preventing the emergence of new topics during the interview. The second
questionnaire was organized into more specific categories based on the typology of Reagan (2010) for the actions of linguistic planning. In the first block, information on advances and
limitations in the linguistic situation was sought. In the second block, the questions orbit social representations about Libras, educational policy, acquisition policy, linguistic risks, and
translation and interpretation policy. The research is based on works by Reagan (2010), Lagares (2019), Calvet (2007), Oliveira (2009), Hamel (2013), Altenhofen (2013), Strobel (2006),
Quadros (2014), Stumpf (2005), Rajagopalan (2013). The results showed a significant improvement in the linguistic planning of Libras since 2002. However, there are significant limitations in the linguistic planning of the acquisition of Libras, in educational policies designed within the deaf perspective, and expressive impacts in the absence of clear policies in spaces such as the context of Health and Justice.
Keywords: Linguistic policies. Linguistic planning. Libras. Bilingualism. Plurilingualism.
Marcela Corrêa de Menezes
Título:
O arquivo em movimento: (re)leituras da Nuvem Cigana
Orientador: PProf. Dra. Luciana di Leone.
Páginas: 110
Resumo
Nos anos 70, o coletivo multidisciplinar Nuvem Cigana nos trouxe uma ideia de
circularidade na qual era possível estar em movimento numa oposição direta ao regime
ditatorial. O grupo, que vivenciou a contracultura meio a repressão política dos anos de
chumbo, foi responsável por movimentar o cenário cultural carioca naquele momento,
fazendo-se como alternativa à impressa tradicional, promovendo performances poéticas e
eventos festivo-carnavalescos. Uma releitura da Nuvem hoje parece nos apontar alguns dos
caminhos estéticos e políticos que se fazem presentes no campo das artes e que, talvez, ainda
não tenham sido muito explorados pela crítica: a construção de novos modelos
organizacionais de produção e o surgimento de produções literárias que, por vezes,
projetavam-se para além da palavra escrita, aventurando-se por registros precários ou quase
inexistentes. Entendendo o arquivo como dispositivo regulador, tal qual nos fala Foucault em
Arqueologia do Saber (2008), o que eu busco nesta pesquisa é justamente desregrar o arquivo,
numa pesquisa por indícios, pelos restos e pelos rastros, desregulando aquilo que se construiu
como uma leitura canônica ou tradicionalmente disseminada e pondo em evidência novas
questões, corpos e experiências. Nesse sentido, esta pesquisa procurou atentar-se aos
processos de articulação, afastando-se de uma perspectiva que via os seus modos de fazer
muito mais próximos de um experimentalismo de vanguarda e aproximando-se do que
Reinaldo Laddaga (2012) nomeou como “ecologias culturais”, novas configurações que se
guiam por uma vontade de mudança, de movimentação no estado das coisas, de modo a
explorar uma diversidade de substâncias e o significado de comunidade. Nesse processo, foi
possível traçar uma leitura sobre os sujeitos responsáveis por esses modos de fazer: são essas
figuras “secundárias” – mulheres – que colocam em foco questões relacionadas ao trabalho
reprodutivo de sua comunidade.
Palavras-chave: poesia; arquivo; trabalho reprodutivo.
Abstract
In the 70s, the multidisciplinary collective Nuvem Cigana brought us an idea of
circulality where it was possible in direct opposition to the dictatorial regime. The group,
which experienced the counterculture through the political repression of the lead years, was
responsible for moving the cultural scene in Rio at that time, making it an alternative to the
traditional press, promoting poetic performances and festive-carnival events. A
reinterpretation of the Nuvem today seems to point us to some of the aesthetic and political
paths that are present in the field of the arts and that perhaps have not yet been explored by
critics: the construction of new organizational models of production and the emergence of
literary productions that, sometimes, they projected themselves beyond the written word,
venturing into precarious or almost nonexistent records. Understanding the archive as a
regulatory device, as Foucault tells us in L’archéologie du savoir (1969), what I seek in this
research is precisely to deregulate the archive, in a search for evidence, for the remains and
for the tracks, deregulating what was built as a canonical or traditionally disseminated reading
and highlighting new issues, bodies and experiences. In this perspective, this research sought
to pay attention to the processes of articulation, moving away from a perspective that saw its
ways of doing much closer to avant-garde experimentalism, and bringing them closer to what
Reinaldo Laddaga (2012) named as “cultural ecologies”, new configurations that are guided
by a desire for change, movement in the state of things, exploring a diversity of substances
and the meaning of community. In this process, it was possible to trace a reading about the
subjects responsible for these ways of doing: it is these “secondary” figures – women – who
focus on issues related to the reproductive work of their community.
Keywords: poetry; archive; reproductive work.